Páginas

[Fechar]
Create your own banner at mybannermaker.com!
Click em cima para acessar!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nossos pais na fé

O relato de Sara e Abraão está inserido no livro do Gêneses, logo após o relato da Torre de Babel(Capítulo 11) e vai até o capítulo 25. Portanto 13 capítulos são dedicados aos nossos pais na fé.
Fala mais precisamente, de sua família, netos e bisnetos que posteriormente iriam formar as 12 Tribos de Israel, e o Estado de Israel.
O que teria de tão especial em um casal já senil e sem descendentes para entrar nos Escritos Sagrados? O que Deus tem para nos dizer?




Como um relato ele pode ser interpretado sob diversos ângulos, geográficos, psicológicos, científicos, religiosos e teológicos, historiográficos, gramaticais e muito mais.
Lembrando que na Bíblia pode-se ver tudo isso. Mas o que nos interessa é o enfoque teológico. Como estudiosas(os) da Bíblia vamos nos deter no aspecto teológico - o que Deus quer nos dizer com essa historia (historinha, relato, Historia?) O que podemos aprender com Sara, Agar, Rebeca, Raquel, Abraão, Isaac e Jacó? Como podemos trazer esse relato para nós hoje?

Bem, gostaria de me deter em três pontos principais desse relato:

1. As genealogias - parentela de Sara e Abraão - Taré, Nacor, Ló;
2. O itinerário(tragetória) - ou andanças ou ainda, migrações como poderíamos chamar hoje - Caldéia-Ur, Harã, Canaã, Egito, Canaã;
3. A Promessa - Terra e descendência numerosa. Gn 12, 1- 2 = O Senhor disse a Abrão: " Parte da tua terra, da tua família e da casa de teus pais para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei. Tornarei grande o teu nome. Tu será uma bênção". Nós como descendentes de Abraão . Somos herdeiros da sua promessa. Não só de sua fé, como também da herança de vida para haja abundância, fartura de bens, das frutas da terra, habitação para todas(os), enfim, vida digna. Era isso que significava terra para amparar a descendência feliz.
"Abençoar é desejar a felicidade e a prosperidade invocando a intervenção e o nome de Deus ;
" é também é uma iniciativa em que o coração se entrega livremente;

" é deixar-se ser acolhido e amar" .( Nos passos de Abraão, Pierre Brunette, ed. Paulinas, 2001, pág, 28-29)





Fonte:http://escolabiblicasamaritana.blogspot.com.br/


Sobre a autora
Dora Vieira é assessora do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Facilitou, junto com Adilia, o 2º Encontro da Escola Bíblica Samaritana

Um comentário:

  1. Pessoal é o primeiro artigo da assessoria. Ele é referente ao 2º Encontro da Escola Bíblica. Precisamos contar com uma maior participação da assessoria no blog.

    ResponderExcluir